Todos os dias somos confrontados pela realidade triste em que se encontra nosso planeta. Fome, desemprego, doenças, perda de pessoas queridas, desastres naturais, morte... são muitas as coisas que tornam a vida aqui cada dia mais difícil. Como viver feliz em meio a tantos problemas? Como assistir a um noticiário cheio de notícias ruins e ainda assim encontrar energia para continuar a vida?
A resposta a essas perguntas é ESPERANÇA.
Diz-se popularmente que “a esperança é a última que morre”. De fato, o que nos sustenta de pé quando desejaríamos abandonar a batalha é a esperança.
Deus usa a Bíblia para que tivéssemos esperança: Romanos 15:4.
A Bíblia nos apresenta a verdadeira esperança. Ela está repleta de promessas e mensagens de motivação que nos ajudam a olhar para o futuro com boas expectativas. Desde que o pecado entrou nesse mundo, e a alegria celeste deixou de existir entre os homens, Deus ofereceu esperança ao homem pecador.
Deus fez uma promessa a Eva depois do pecado: Gênesis 3:15
No mesmo dia em que o ser humano conheceu os sentimentos e as emoções ruins, no dia em que a alegria celestial cessou na Terra, Deus deu ao ser humano um novo e bom sentimento – esperança. Fez isso prometendo que Cristo (a descendência da mulher) feriria a cabeça da serpente (Satanás) morrendo por nós.
Infelizmente, apesar de Deus nos oferecer a verdadeira esperança, muitas pessoas têm alimentado falsas esperanças. Depositam suas esperanças em coisas finitas desse mundo, em pessoas falhas e, até mesmo, em si mesmas.
Um Deus de promessas
A Bíblia é repleta de promessas. Algumas das promessas foram feitas para pessoas e tempos específicos. Outras se aplicam a todos aqueles que se colocam a serviço do SENHOR. De forma especial, o livro do Apocalipse nos apresenta promessas para o tempo em que vivemos. É nesse livro que se encontra uma das promessas bíblicas mais lindas: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4. Podemos depositar nossas esperanças nesse Deus de promessas. Ele nunca falha! Somente Ele é capaz de dar fim a todo e qualquer sofrimento, e Ele nos promete fazer isso em breve!
O sábio Salomão escreveu sobre a esperança que não se cumpre: Provérbios 13:12
Quando a esperança não se cumpre, tornando-se realidade, somos afligidos por sentimentos ruins que desfalecem nosso coração. Para não experimentarmos esse sofrimento precisamos cultivar a verdadeira esperança, aquela que se tornará realidade.
O sábio Salomão escreveu que “Morrendo o homem perverso perece sua esperança, e acaba-se a expectação de riquezas.” Provérbios 11:7. Quando depositamos nossas esperanças nas riquezas, estamos, na verdade, cultivando uma esperança que se encerra com a morte. A esperança que Deus tem a nos oferecer vai muito além da morte.
Paulo escreveu sobre a esperança que devemos ter em nossa vida? Tito 2:13.
Desde que Jesus voltou ao céu, temos uma bendita esperança – a esperança de Sua segunda vinda. Ele prometeu que voltaria e nos levaria para o céu (João 14:3) e essa deve ser nossa esperança.
Cristo é nossa grande esperança! É nEle que temos a esperança da Salvação, por sua morte, do perdão por seu ministério intercessor junto ao pai, da santificação pela sua graça que nos salva e nos dá força para vencer o pecado, e de uma eternidade feliz pela Sua segunda vinda.
Como é bom saber que existe algo além do sofrimento desse mundo. Como é bom saber que existe alegria maior do que a que somos capazes de experimentar em meio ao pecado. Como é bom termos uma verdadeira esperança em que podemos nos apegar!
O pecado e suas terríveis consequências não estavam no plano original de Deus. Felizmente, apesar de o ser humano ter optado por viver uma vida distante da vontade de Deus, o SENHOR nos deu a chance de retornarmos ao seu plano original, e vivermos uma vida de alegria plena.
Hoje, podemos dizer a Deus como Davi: “Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em ti.” Salmos 39:7
Para refletir:
"Ao passo que o desgosto e a ansiedade não podem remediar um só mal que seja, podem eles causar grande dano; mas a disposição jovial e a esperança, enquanto iluminam o caminho dos outros, "são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo". Prov. 4:22." Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, p. 63.
“Jesus olhava aos aflitos e desalentados, aqueles cujas esperanças se haviam desvanecido, e que procuravam, com alegrias terrenas, acalentar os anseios da alma, e convidava todos a nEle buscarem descanso.” A Ciência do Bom Viver, p. 71.
Avaliação: Responda as perguntas abaixo:
01 - Que meio Deus utilizou para que tivéssemos esperança? Romanos 15:4.
Os escritos que compõem a Bíblia.
Por meio da literatura geral.
02 - Que promessa Deus fez a Eva depois do pecado? Gênesis 3:15
Que enviaria um Salvador.
Que destruiria o mundo.
03 - O que o sábio Salomão escreveu sobre a esperança que não se cumpre? Provérbios 13:12
A esperança adiada desfalece o coração.
Dá mais força a quem espera.
04 - Que esperança Paulo escreveu que deveríamos ter em nossa vida? Tito 2:13.
A esperança da volta de Jesus.
O fim do mundo.